A primeira vez que a frase “o sorriso está no olhar” me ocorreu foi depois de um dos vários ensaios daquela semana, olhando para as fotos brutas, que estavam sendo editadas e tratadas.
Eu estava encantada pelas fotos – como costuma acontecer toda vez, ainda no rush do frenesi que acompanha o ensaio -, mas por alguma coisa que ia além da técnica de luz e sombra da imagem em si. Era quase como se tivesse me deparado com um “quê” a mais, uma surpresa, uma sensação de deslumbramento, algo que me prendia o olhar.
No corta e recorta da edição, foi quando me dei conta do segredo. Era um brilho, uma força meio escondida e que agora se revelava, um impacto que tirava o fôlego.
O sorriso estava no olhar!
Descobri que é pelo olhar que sorrimos honestamente, nos angustiamos, acolhemos e enfrentamos o mundo, nos colocamos alertas e mostramos quem, de verdade, somos.
A partir daquele momento, em todos os ensaios que vieram depois, costumo sempre conversar com meus clientes sobre essa descoberta.
Um sorriso bonito ajuda, mas o olhar é o que marca o outro. De nada adianta abrir os lábios se a alma não emergir junto, através dos olhos, só para deixar o seu recado e espiar de volta quem nos olha.






Suzana Mendes
Fotógrafa e Artista Visual
Arte e fotografia se entrelaçam em todos os projetos que realiza, podendo ser estes comerciais ou autorais. Se dedica a entender a fotografia como um conceito e uma filosofia e procura na materialização da “pincelada de luz” trazer aos olhos do outro aquilo que, na correria do dia a dia, passa despercebido.